Home

O que são trustes, holdings e cartéis?

Alguém sabe dar exemplos de empresas q pratiquem qualquer desses tipos de monopólio?

2 respostas

  • Publicada em 2007-12-06 por Anónimo

    Cartel
    monopólio é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Uma forma muito conhecida de monopólio é combinação de preços feita entre as empresas praticantes, onde o preço é manipulado minimizando as chances da concorrência leal.
    O setor onde esse tipo de prática é mais visto é o de combustiveis líquidos e obras públicas. O preço do combustivel é aumentado em todos os postos com diferenças minimas de preço e assim o consumidor não tem chances de ir em um posto com preço mais grave.

    Truste
    Truste é uma forma de oligopólio na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência permitido para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também porquê uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

    Truste é a sentença utilizada para escolher as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência.
    Um exemplo prático de truste foi quando o parecer Administrativo de resguardo Econômica (CADE) utilizou a legislação antitruste para sentenciar a tábua de honorários utilizada pelos médicos da Associação Médica Brasileira (AMB).
    Os trustes podem ser de dois tipos:

    Trustes Verticais
    Trustes Verticais são aqueles que visam controlar de forma sequencial a produção de determinado gênero industrial, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos

    Trustes Horizontais
    Trustes constituídos por empresas do mesmo ramo.

    Honding
    Uma sociedade gestora de participações sociais é forma de sociedade criada com o objetivo de reger um grupo delas (conglomerado). Na holding, essa empresa criada para comandar possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de determinado grupo de empresas. Essa forma de sociedade é muito utilizada p

  • Publicada em 2007-12-06 por Anónimo

    TRUSTES: empresas que abrem mão de sua independência permitido e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser:
    - nivelado: constituído por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Por exemplo, empresas de laticínios, Kaiser e Ambev.
    - Vertical: formado por empresa que cuidam de todo processo de produção: desde a material-prima até o resultado completado. Por exemplo, uma empresa que controla desde a vegetalção de cana-de-açúcar até a produção industrial de açúcar e álcool, Souza Cruz.

    HOLDINGS: é o estágio mais avançado do capitalismo. Numa holding, uma empresa, criada para gerir outras, possui maior da ações. As grandes corporações usam essa forma de gestão.

    CARTÉIS: Formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos, porquê, por exemplo, fabricas de veículos, empresas de tabacos, de exploração de petróleo, etcMeu caderno do 3º ano

Utilize o formulário para responder a esta pergunta